O projeto teiabr foi inaugurado em 2020 por um grupo de voluntários e hoje é conduzido pela Comissão de Educação e Pesquisa da associação Grafias da Cena Brasil. Tem como principal propósito aproximar e permitir maior comunicação e ação entre artistas e técnicos/as/es, trabalhadoras/es, pensadoras/es e docentes do desenho da cena e das coxias, isto é, quem faz, ensina, estuda ou pesquisa nos campos de adereços, caracterização cênica, cenário, curadoria, figurino, iluminação cênica, multimídia, produção, som e/ou técnicas de palco nas áreas de circo, dança, festas populares, ópera, performance, shows, teatro e demais manifestações cênicas.
Uma das principais ações da teiabr é a realização de um mapeamento nacional dos trabalhadores das coxias e dos bastidores das artes cênicas a partir do cadastro disponibilizado no seu site. Realiza, também, de forma contínua, o mapeamento e a divulgação de pesquisas, publicações na área, e coletivos de nosso setor pelo país.
Desde 2023, vem também atuando com a Articulação Nacional de Trabalhadoras e Trabalhadores em Eventos (ANTE), na realização da pesquisa "Mapeamento de ocupações técnicas da cultura: o Mapa da Graxa", em parceria com o Ministério da Cultura, por meio de termo de fomento, que conta com o apoio do IPEA. A projeto abrange profissões e ocupações nos campos das artes cênicas, bem como da música e das artes visuais, museus e patrimônio, livros e bibliotecas, e seus eventos e festivais.
Mapeamento
Em 2023, a teiabr realizou um mapeamento de obras cênicas de todos os estados brasileiros, com destaque nas espacialidades, visualidades e sonoridades da cena. O resultado gerou a obra "Espaço-tempo das cenas brasileira: arte em resistência (2019-2022)". Esta foi a fonte de pesquisa da curadoria brasileira da PQ’23 para a seleção dos 29 artistas sonoros, entre eles representantes de todos os estados brasileiros, que criaram os trabalhos para a exposição na Mostra dos Países e Regiões.