A PQBrasil reúne profissionais interessados na Quadrienal de Praga, mais conhecida como PQ (Prague Quadrennial), o maior festival internacional dedicado às espacialidades, visualidades e sonoridades da cena. O grupo foi criado ao longo de anos, a partir da articulação de profissionais de diversas frentes de trabalho e também de instituições de ensino públicas e privadas, a fim de organizar coletivamente as representações e participações brasileiras na PQ. Foi na PQ 2011 que uma curadoria coletiva se formou para criar as exposições de nosso país, o que aconteceu de forma muito bem sucedida, afinal, o Brasil recebeu a maior premiação dada pelo evento: a Triga de Ouro. A partir dessa troca, profissional e de escolas da área, que chegou-se à conclusão da necessidade da criação de uma associação que norteasse a nossa luta de classe.
Em 2019, o site <pqbrasil.org> foi criado pela curadoria brasileira vigente e, em 2021, com a fundação da associação Grafias da Cena Brasil, esta passou a ser a responsável pela manutenção e atualização deste endereço virtual, o transformando em uma plataforma, na qual disponibiliza informações sobre todos os eventos e sessões do festival realizados pela PQ, além de um acervo histórico sobre o Brasil no evento, que será atualizado e disponibilizado gradativamente.
A Grafias da Cena Brasil torna-se, então, legalmente a representante brasileira junto à PQ e, durante a produção para a PQ 2023, ganha reconhecimento oficial do Ministério da Cultura, do Ministério das Relações Exteriores, do Instituto Guimarães Rosa, da Embaixada do Brasil em Praga, e da Funarte.
Na PQ'23, a associação criou e produziu o projeto “Acreditamos nas esquinas”, que contou com uma exposição para a Mostra dos Países e Regiões - ENCRUZILHADAS: acreditamos nas esquinas - e com a seleção de uma obra para a mostra “Fragmentos II: a magia da escala". A associação é também a representante oficial do Brasil na Mostra dos Estudantes, que apresentou na PQ’23 a exposição “Tradição e transgressão”, produzida pela SP Escola de Teatro.
O projeto também envolveu várias outras frentes de trabalho. Entre elas, a organização e divulgação de chamadas abertas para os projetos organizados pela PQ; a criação e produção de duas publicações, disponíveis online; o registro fotográfico e documentação do evento em Praga; a criação de mídias sociais com a divulgação de todo o projeto; e a produção da circulação do projeto pelo país (atualmente em busca de recursos). A participação dos brasileiros no festival foi histórica!